segunda-feira, 23 de maio de 2011

Família e Escola: Uma parceria?!

O discurso comum entre educadores / profissionais da Educação é da necessidade de que família e escola caminhem juntas.
Mas, o que é caminhar junto? Como se caminha junto a alguém?
Observo as pessoas que passam a minha frente (no saguão do Aeroporto) e como caminham... Em especial, observo as que "parecem" caminhar acompanhadas, e vejo uma diversidade de caminhar, uma singularidade em cada dupla ou grupo.
Vejamos alguns exemplos:
  1. Uma pessoa carrega toda a bagagem enquanto a outra pessoa acompanha ao lado... passos no mesmo ritmo... não se tocam... não há contato físico;
  2. Uma pessoa empurra a bagagem mais pesada... a outra pessoa leva uma pequena bolsa... não se tocam... não se olham;
  3. Uns caminham rapidamente enquanto o outro esforça-se por acompanhar, mas não consegue... ou apenas segue, dirigindo seu olhar para o que o cerca;
  4. Os mais raros: Parecem haver distribuição da bagagem de forma harmônica... caminham e conversam, trocam olhares e carinhos durante sua caminhada.
 Como estão caminhando família e escola? Leva cada um a sua própria bagagem ou há uma levando / tentando levar a bagagem de ambos? Se compartilham as bagagens, como o fazem? Por acordo, por imposição, por subserviência? Levam cada uma sua bagagem ou estão trocadas?
Caminham no mesmo ritmo? Respeitam o ritmo do outro?
E que destino tomarão? Que voos desejam alçar?
Se as bagagens e os destinos são tão diferentes, o que os une?
Realmente caminham juntos ou apenas dividem o mesmo espaço coletivo (o Aeroporto - Unidade Escolar)?
E as crianças / adolescentes; alunos / filhos, onde estão? Como estão? Alguém os viu? Alguém os vê? Alguém os ouve?
Espero / desejo que sim!
Será que família e escola desejam estabelecer uma parceria? E o que é uma parceria?
Segundo Houaiss, parceria é "reunião de esforços com objetivo comum"... Um destino comum, senão estaremos lado a lado e não seremos parceiros / companheiros.
Estabelecer uma parceria não implica em concordar com o outro em tudo e a todo momento. Não é relação onde impera a vontade / querer de um sobre o outro. Mas, se faz necessário respeitar o que no outro é diferente.
Parceria é diferente de fusão.
Parceria é diferente de troca.
Parceria é diferente de aceitação muda.
Pensando na vinculação família - escola questiono ainda: Ao efetuar e deferir uma matrícula estão as partes acordando uma parceria ou somente assinando um contrato de serviço? O que há de comum na ação - significação da matrícula escolar? E o filho / aluno está incluso nessa ação?...
 As respostas para tantas peguntas existem... E as encontraremos quando olharmos para dentro de nós, verdadeiramente. 



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