sexta-feira, 29 de julho de 2011

Recordando com a Psicopedagogia

Ainda me surpreendo e me encanto com as novas aprendizagens a partir do revisitado, ou seja, o de novo.
Em conversa com estudantes que iniciam seus estudos sobre a Psicopedagogia, compreendi a importância de rever e socializar o que por mim já fora visto... Eis, então, mais uma escrita que compartilho, com alegria, desejando e crendo que poderá trazer algo de novo também para para você.
Boa leitura! Bom (re)encontro!

Psicopedagogia, seu objeto de estudo e algumas contribuições para a Educação


A Psicopedagogia surge na Europa, durante o século XIX, quando médicos e educadores e filósofos se dedicaram a estudar sobre os problemas de aprendizagem. Alguns destes estudiosos franceses influenciaram, e influenciam, com seus escritos, a Psicopedagogia Argentina, que por sua vez exporta para o Brasil uma literatura mais específica, bem como profissionais para atuar e formar outros profissionais.
O que, no início, surge como uma intersecção entre a Psicologia e a Pedagogia, vai ganhando “forma” e se definindo enquanto área de estudo e aplicação que busca compreender o processo de ensino – aprendizagem humana e suas possíveis dificuldades. Já não limita sua base teórica na Psicologia e na Pedagogia, mas utiliza-se também de aportes advindos da Psicanálise, da Neuropsicologia, da Filosofia, da Sociologia, da Linguística, da Epistemologia, entre outros.
Esta fundamentação teórica dá a Psicopedagogia um caráter interdisciplinar, ou ainda, transdisciplinar, visto que com base nestas ciências e/ou áreas de estudo, a Psicopedagogia vem construindo uma literatura própria, de fato voltada ao seu objeto de estudo.
Num primeiro momento a Psicopedagogia esteve voltada para os problemas de aprendizagem, tendo como objetivo a reeducação e o desaparecimento do sintoma. No entanto, atualmente consideramos o objeto de estudo da Psicopedagogia como sendo o Processo de Aprendizagem Humana.
De acordo com Sara Paín, a aprendizagem é o conjunto dos processos de transmissão do conhecimento pelo qual o homem se torna sujeito de uma cultura; assegurando a conservação e adaptação de si e da espécie.
Como ocupa-se da aprendizagem humana, preocupa-se com os problemas de aprendizagem, bem como com a relação estabelecida entre os sujeitos ensinante e aprendente.
Segundo Alicia Fernández, é necessário, para entender o processo de aprendizagem humana, conhecer as modalidades de aprendizagem desenvolvidas na relação entre os sujeitos aprendensinantes e como se coloca o organismo, o corpo, a inteligência e o desejo na aprendizagem.
A escola, instituição responsável pela Educação, formal / científica (embora não seja a única), tem passado por grandes mudanças nos últimos anos, resultantes das transformações advindas da sociedade contemporânea na qual está inserida.
Hoje, a maior contribuição, dentre tantas outras bem específicas, da Psicopedagogia para a Educação, tendo a Escola como um excelente campo de estudo e investigação científica, é o aprimoramento na formação de cidadãos autônomos, desejantes e autores do próprio pensar.

2 comentários:

  1. Oi Manu!!! Adorei o teu blog. tenho um tb e gostaria que vc me visitasse:http://carollcavalcanti.blogspot.com/

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  2. Que bom que você gostou, Carol!!!
    Com certeza estrei visitando o seu blog... Monte de beijos!!

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